Pound cake de lavanda


De acordo com o livro Aromacologia (Sonia Corazza), a lavanda é originária da região mediterrânea e muito cultivada no Sul da Europa. Seu nome deriva da palavra lavare, que significa limpar. Usada em banhos, óleos essenciais, sedativo leve, supressor de tosse, contra distúrbios gástricos, dores reumáticas e articulares. Nos alimentos, funciona como um calmante (conforto) para o estômago. Na descrição olfativa podemos citar: fresco, doce, floral e herbal.
O tipo de lavanda que encontramos no Brasil é a Lavandin ou "Lavandua hybrida", um cruzamento entre a "Lavandula angustifolia" (original) e "Lavandula latifolia" (lavanda-espiga). A lavanda encontrada aqui deve ser evitada durante a gravidez e em casos de epilepsia e febre devido ao teor de cânfora.

Pound cake de lavanda (um bolo pequeno - 100% = 100g): bata 100% de manteiga sem sal com 70% de açúcar refinado, junte 40% de gemas, gotas de corante líquido violeta (opcional), 1% de lavanda seca em pó, acrescente 90% de farinha de trigo peneirada com 1,5% de fermento químico alternando com merengue feito com 60% de claras e 20% de açúcar refinado. Asse à 170ºC.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Sylvia disse…
Recentemente fiz uma plum cake de lavanda e laranja (Estou com a foto ,mas ainda nao postei a receita)nunca tinha usado antes gostei do resultado. Interessante o seu post nao sabia que tinha cânfora e nao podia ser usado por gestantes e epilépticos.Excelente informação.
Carol Arêas disse…
Oi, Nina, amei!!!

Posso colocar um post no meu blog com link para cá?

Estou sem computador o dia todo mas à noite leio sua resposta.

Beijos!
Eli disse…
Menina que chique isso?! Adorei!! Mas onde encontrar essa lavanda em pó?!
Anônimo disse…
Hum Nina fico imaginando o cheirinho saindo do forno,deve perfumar a casa toda!
Sheila disse…
Taí uma coisa que morro de curiosidade de experimentar mas fico "meio assim" sabe? É que lavanda me lembra loção, perfume... rsrs - por isso o pre-conceito, mas preciso aprender coisas novas neh? Vou testar uma receita depois te falo

bju
laila radice disse…
Nina sabe me dizer onde encontrar em sp a lavanda? beijos
Oi Sylvia, a lavanda com laranja deve ser uma combinação gostosa. Eu tinha até pensado em colocar raspa de limão para suavizar a lavanda, mas acabei esquecendo.
Oi Caroliona, claro que pode. Vou colocar o link do seu blog aqui.
Eliana, a lavanda seca pode ser triturada num processador ou num almofariz e depois peneirada. Eu ainda não vi em pó pronta. Comprei no mercado central, mas sei que vende (a lavanada seca) em algumas lojas de produtos naturais (perto dos temperos ou chás).
Oi Duly, realmente a casa ficou toda aromatizada!
Oi Sheila, esta medida que eu usei de lavanda fica no limite entre a percepção do aroma da flor. O Marcel disse que não ficou forte como ele imaginou. Mas se você desejar, diminua um pouco a quantidade.
Oi Laila, eu comprei no mercado central, mas em lojas de produtos naturais você também pode achar (perto de temperos ou chá).
bjo meninas,
Nina.
Cláudia A. disse…
Nina, acho que esta é a receita mais incrível dos últimos tempos. Que maravilha!! Imagino o aroma invadindo a casa toda. Beijo.
ah, vou ter que fazer esse bolo! me aguarde! :-)

beijoo,
Obrigada Cláudia, esta receita chama a atenção porque usa ema flor que todos conhecem, mas com outras utilizações. Quando fizer, asse em forma de bolo inglês pequena, fica mais bonita que na redonda.
Oi Fezoca, faça e me avise.
bjo, Nina.
Heidi disse…
Nina que diferente esta receita, onde você encontra a lavanda?
Abraços
Oi Dinha, o Marcel tem lavanda na casa dele, mas eu compro às vezes no mercado central e em cascas de produtos naturais.
bjo, Nina.
Daniel disse…
Que foto linda e apetitosa, eu ainda não fui atrás da lavanda, próxima vez que eu for ao pão-de-açúcar vou ver se encontro.

Postagens mais visitadas