Pãozinho do Joana Francesa


Este pão tem gosto de primeiro emprego! A minha primeira oportunidade na área de gastronomia foi como ajudante de cozinha do extinto restaurante Joana Francesa. Comecei lavando banheiro, depois fui para a pia, para fritadeira, para as saladas, para os pães e finalmente para as sobremesas (minha área)!
Eu fazia alguns pães em casa, mas nem sempre davam certo. Foi lá que aprendi a fazer um pão simples corretamente. Esta é uma versão com um pouco de farinha de centeio. 

A receita original: dissolva cento e trinta e cinco gramas de açúcar refinado (usei o mascavo) em setecentos e vinte mililitros de leite morno, junte dois tabletes de fermento biológico. Misture um quilo de farinha de trigo (usei 1/3 de farinha de centeio) com quatorze gramas de sal marinho. Faça uma cova no centro e junte a mistura com fermento, quatro ovos e duzentos e quarenta gramas de óleo de girassol.

Misture agregando cerca de quatrocentos gramas de farinha de trigo até dar o ponto (não deixe ficar muito firme, o resultado final fica melhor se estiver um pouco molinha).
Sove. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Modele em bolinhas, recheando com mortadela picada (eu acrescentei um pedacinho de azeitona). Deixe crescer em placa untada. Pode-se pincelar com ovo batido e polvilhar com queijo ralado ou gergelim. Asse à 220ºC por 10 minutos e abaixe para 180ºC e asse por cerca de 15-20 minutos.


Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Postagens mais visitadas