Harmonização Gran Feudo Crianza e Costelinha com barbecue

Realizamos o segundo jantar virtual harmonizado em parceria com o blog "Le Vin au Blog". Desta vez, com a participação dos blogs: "Espressa-mente", "Le Vin Quotidien", "Após o Último Fracasso das Esperanças Radicais" e de Gerson (amigo da Rafaela e do Claudio).
A proposta desta vez foi harmonizar o vinho Gran Feudo Crianza 2003 (70% de tempranillo) da Bodegas Júlian Chivite com a Costelinha de porco com molho barbecue. Funcionou da seguinte forma: o Le Vin au Blog propôs o vinho e nós pensamos em uma receita que teoricamente combinasse.


O Gran Feudo tinha muita fruta vermelha, principalmente cereja, um pouco de baunilha e toque de pimenta, taninos finos e abundantes (ajudando na sensação de corpo), final herbáceo. Apresentou mais fruta e intensidade no início.

Na harmonização, o Marcel achou que o molho ficou com acidez acima do prato. Ele disse que se bebido antes do prato, acidificava e se bebido após o prato, ficava carente de acidez, quase xaroposo. Quanto ao peso do vinho e comida estava adequado, mas ele preferiu a primeira harmonização (post do dia 18 de setembro de 2007).
Eu achei que o tempero (barbecue) da costelinha atropelou o vinho. Concordei com o Marcel em relação á acidulada que o vinho dava quando bebido antes da comida.
Ainda tivemos um contratempo, durante a cocção da costelinha, acabou o gás (!) - casa de ferreiro espeto de pau...


Costelinha com molho barbecue:

Molho:
1colh. (sopa) de sal
1xíc. (chá) de ketchup
1colh. (sopa) de molho inglês
3 dentes de alho amassados
¼ xíc. (chá) de Bourbon
¼ xíc. (chá) de açúcar mascavo
¼ xíc. (chá) de vinagre de maçã
¼ colh. (sopa) de pimenta do reino em grão quebrada
Misture tudo e leve ao fogo para reduzir um pouco. Rende cerca de 1 ½ xícara. Esfrie.
Costelinha:
1Kg de costelinha de porco
Espalhe generosamente sobre a costelinha inteira (não separe os ossos). Reserve o molho restante.
Coloque numa assadeira com o lado do osso para baixo, cubra com alumínio. Asse à 160ºC por cerca de 1h30 minutos.
Retire o alumínio, aumente o forno para 180ºC. Pincele ou regue a costelinha com o molho reservado. Volte ao forno, pincelando várias vezes durante a cocção. Asse por cerca de 1h 30 minutos, ou a carne ficar tenra e soltar com facilidade do osso.
Se quiserem usar a churrasqueira, faça a primeira cocção no forno com alumínio e termine na grelha com brasa (não com chama alta).
Ainda podem também fazer a segunda cocção no forno com uma grelha em cima da assadeira. Façam como acharem mais prático.
Guarnição:
Legumes salteados com alho:
Batatas em cubos
Cenoura em cubos
Vagem em pedaços grandes
Alho picado
Sal
Pimenta do reino
Azeite
Salsa picada
Cozinhe os legumes separadamente em água salgada (pode usar a mesma água para cozinhar, comece pela cenoura, retire, cozinhe a vagem e depois a batata) até ficar al dente.
Refogue alho rapidamente em óleo (se desejar, use manteiga), junte os legumes e refogue. Acerte o tempero. Regue com azeite e polvilhe salsa picada. Mantenha quente até servir.

Gostamos da experiência de compartilhar impressões e aprender com outros blogs. Logo, logo faremos uma terceira edição. Todos estão convidados a participar da próxima harmonização virtual!

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Postagens mais visitadas