Prazeres da Mesa Ao Vivo 2007
Ontem conferimos este mega evento da revista Prazeres da Mesa realizado no campus Senac Santo Amaro. Este evento atrai chefs de cozinha, donos de restaurantes, enófilos, experts na área de gastronomia e público final. Comparando com o ano passado, o Prazeres Ao Vivo cresceu e trouxe mais atrações internacionais.
O Marcel trabalhou (na organização da degustação comandada pela Jancis Robinson) praticamente o evento inteiro e eu aproveitei para circular e degustar na companhia de três colegas de trabalho (J., H. e R.).
Assistimos algumas aulas abertas: Mauro Maia, Philipe Gobet, Viko Tangoda, Vitor Sobral e Pascal Valero - com demonstrações interessantes, mas lotadas.
Degustamos comida de bares famosos de São Paulo no Melhor da Cidade : muita coisa linda, com inspiração, talento, cuidado nos detalhes e outras finalizadas na pressa, frias e com textura e sabor ruim.










Degustamos muitos vinhos na ala das importadoras e produtores vinícolas: acabei degustando vinhos que já conhecia, mas que adoro e experimentei outros muito bons que ainda não tinha tido a oportunidade. A Decanter e a Península sempre trazem vinhos excelentes; a Villa Francione levou apenas três tintos, dos quais preferi o Francesco; na Salton degustamos o Talento 2004; entre vários outros bons vinhos.




Experimentei café na Nespresso: três blends diferentes (não lembro dos nomes) que, na minha opinião, um blend mais forte tinha torrefação excessiva, outro blend tinha torefação agradável, mas acidez sobrando e o terceiro blend era o melhor, com torrefação equilibrada com acidez, doçura e caramelo. Os descafeinados preferi não degustar, uma vez que todo café descafeinado passa por um processo químico para retirar ou diminiur a cafeína.


Infelizmente hoje não poderei comparecer, mas o Marcel (que já perdeu a vergonha de fotografar tudo) estará por lá conferindo outras novidades.
Na degustação de vinhos do Novo Mundo comandada pela Jancis Robinson era fechada para o público geral (era necessário desembolsar R$250,00 para participar) os vinhos foram: Villa Francione tinto 2004, Salton Talento 2004, Pisano Arretxea 2004, Pehuén carmenére 2004, Don Melchor cabernet sauvignon 2003 e 2004, Susana Balbo Brioso e Catena Zapata 2003.







Postado por Nina Moori.