Iogurte sem lactose
Faz um tempo que descobri que tenho uma leve alergia à lactose. Não é nada grave, mas prefiro evitar o excesso de derivados de leite com baixo teor de gordura, uma vez que são os que apresentam maior concentração de proteínas (lactose e caseína).
A manteiga, creme de leite fresco e queijos gordurosos (massa mole, mole semi dura, massa dura e azuis) possuem bem menos proteína, portanto ainda fazem parte do meu menu.

Sempre gostei de iogurte, mas como é um alimento riquíssimo em lactose, deve ser evitado. Uma alternativa que descobri é o iogurte de leite de soja. No Brasil, não conheço nenhuma empresa que venda iogurte de soja sem muito flavorizante e "frutinhas" de textura duvidosa.
Há 2 anos faço meu próprio iogurte: comprei um de soja pronto (desses com frutinhas), coei e misturei com leite de soja. Imaginei que se o processo funcionava para o iogurte comum, funcionaria para o de soja. Deu certo! Já não tem resquício nenhum do aroma estranho da matriz (iogurte inicial).
Normalmente consumo puro (já que o leite de soja é adocicado), mas de vez em quando aprecio com granolas e geléias caseiras.
Postado por Nina Moori.