Figo-da-índia


O Marcel comprou esta fruta por curiosidade. Nem sabíamos como consumir!
Por isso, espetei o dedo ao guardar a fruta na cesta: cheia de espinhos minúsculos (nos pontinhos pretos) em toda a casca, o ideal é manipular esta fruta com um luva ou pinça.
O figo-da-índia é o fruto de origem mexicana que nasce em cacto. Este cacto é conhecido no nordeste brasileiro como palma forrageira ou palma. Por acumular muita água, é utilizada como forragem para os animais nesta região do país.
Hoje é produzido também na cidade de Valinhos, interior paulista.
Pode ser consumido ao natural, em geléias e compotas.



Para consumir, segurei com uma pinça de inox e queimei os espinhos na chama do fogão, parti ao meio com auxílio de uma faca e retirei a polpa com uma colher. A polpa possui muitas sementinhas. Achei o sabor desta fruta parecido com o mamão papaia, porém mais suave.



Postado por Nina Moori.

Comentários

Unknown disse…
Sempre vejo essa fruta num mercado da cidade, mas creio está com outro nome lá...

Fico morrendo de vontade de experimentar a fruta dragão e o mangostão. Está certo que este último vai demorar, pois r$9 por unidade é insanidade, heheheh
Carol Arêas disse…
Nina, que delícia, eu não conhecia esta fruta. Acho um prazer conhecer novos sabores.

Feliz 2008! Adorei saber que você já fez sua limpeza nos armários!
Sylvia disse…
Provei uma vez e nao gostei muito nao
Um super ano novo para voce e o Marcel Bjs
Laurinha disse…
Nunca experimentei.....
A cor tb lembra o papaia!
Feliz 2008!!!!!!!!!
Beijinhos,
Vitor, acho que já vi no mercadão com outro nome, mas não me lembro direito...
A fruta dragão é a pitaia? Já vi da vermelha e da amarela. O sabor é suave, refrescante, tipo melão.
O mangostim eu comia muito há uns anos atrás, era barato (acho que ninguém conhecia), uma caixa com nove unidades custava cerca de
R$5,00. O sabor lembra de leve a lichia, mas é um pouco mais ácida.

Carolina, acho que ainda não provei a maioria das frutas da região norte e nordeste. Quando temos a oportunidade...

Sylvia, é uma fruta mais refrescante que saborosa, né?

Laurinha, comprei em um sacolão perto de casa, mas já vi no Mercado central.

bjos a todos,
Nina.
Elvira disse…
Há muito disso em Portugal; são frutos de cactos grandes que crescem por todo lado à beira das estradas. Uma vez, fui colher alguns e fiquei com os dedos cheios de espinhos minúsculos. Muito desagradável...! ;-D

Não sei se o valor gustativo do fruto merece os espinhos nos dedos...

Feliz ano novo! Beijos.
Elvira, tbm espetei os dedos ao retirar os futos da embalagem, só percebi depois. O ruim é que os espinhos são tão claros e fininhos, mas encomodam um bocado!

bjinho,
Nina.
Unknown disse…
Aprendi a comer esta fruta com o meu pai, que já há conhecia há muito tempo. ele tinha um macete muito simples para evitar os espinhos: ele segurava a fruta com uma folha de jornal dobrada, cortava as duas "tampas" da fruta e a seguir fazia um corte longitudinal na casca. Após isso, levanta-se a casca que se desprende com facilidade da polpa.
Anônimo disse…
Eu amo figo da india, sempre como pois é adocicada, rica em água, e saborosa demais. Para evitar espinhos, com um garfo e uma faca é muito fácil evita-los. Boa degustação a todos.
Anônimo disse…
Não comam é horrivel , comprei em um varejão , alem de expetar os meus dedos tem um gosto horrivel , não cooomaaam
Anônimo disse…
Olá eu sou de Portugal e simplesmente ADORO!!!! A minha mãe descasca para mim:) ela corta os 2 topos (como já foi falado aqui,) manuseia sempre com um garfo, depois de cortar os topos ela espeta o garfo num dos topos e com uma faca ela vai descascando ele à volta, depois passa bem por água e é só degustar.
Unknown disse…
Hoje comprei por curiosidade, pois um amigo disse que era muito gostoso. Fui mostrar para minha espaso e ao cheirar conseguiu espetar o nariz. HAHAHAHAHA
Obrigado pelas dicas.
Com garfo e faca, além de mais elegante, fica muito mais seguro para apreciar esta fruta.

Edmilson,
coitada da sua esposa! os espinhos quase transparentes são difícies de retirar.

N.
ShadowMaster disse…
Sou da Ilha da Madeira e lá comemos muito esse fruto. Chamamos de Tabaibo. A melhor maneira de descascar e comer é assim. Primeiro pegamos na fruta com luvas de cabedal, e para tirar os espinhos usamos 2 métodos: 1-colocar dentro de uma saca de batatas vazia, e esfregar os frutos lá dentro 2-meter no chão e passar a vassoura por cima. Mesmo assim, para ter a certeza que estão limpos, usar um garfo e espetar o fruto, cortar os topos, fazer um corte longitudinal, levantar as pontas, e abrir como se tivesses a abrir um livro. A casca sai direitinha e sem muito esforço. A melhor maneira de comer, é descascar todos, meter no frigorífico (geladeira) por uma ou duas horas, e depois comer. Sabem bem melhor quando estão frescos.
Anônimo disse…
Acabo de chegar da Sícilia, Itália.
Além de muito consumido, o figo da Índia pode ser encontrado em abundância por toda a ilha, parece até ser planta nativa de lá. Aliás, a fruta tem o mesmo nome na Itália.
Giovanni disse…
Na minha terra,a Calabria(Itália do SUL), é cheio desse tipo de fruta..e se vendem nas ruas e no mercado. Se pode fazer tb geleia com esse tipo de fruta..comer sempre fresca..si for possivel pena manhã cedo.apenas colhidas...

Postagens mais visitadas