Bolo de milho

Semanas atrás, havia usado milho verde na aula (para crème brûlée). Raspamos as espigas, liquidificamos e coamos. Acabei jogando o bagaço fora (confesso que fiquei com pena - imaginei um bolo de bagaço de milho).
Lendo esta receita da Karen, lembrei do episódio do milho.
Este bolo não é com o bagaço, mas com os grãos inteiros!
Para variar um pouco, arrisquei algumas mudanças na receita dela.

Bolo de milho:
(para um bolo médio considere 100% equivalente à 200g)
100% de milho enlatado escorrido (eu lavei para retirar o excesso de sal)
50% de manteiga derretida (usei cremosa)
155% de fubá
75% de ovos
100% de leite de coco (usei leite)
5% de fermento
70% de açúcar
A forma que a Karen confeccionou: Bata bem o milho, a manteiga, os ovos e o leite de coco no liquidificador. Em seguida adicione o fubá, o açúcar e o fermento (se achar que está pesado para bater, coloque em uma tigela e termine misturando com uma colher). Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar até dourar.
A forma que confeccionei: Liquidifiquei milho e leite. Bati manteiga com açúcar até obter um creme, uni as gemas e misturei bem. Agreguei o milho, fubá e fermento. Acrescentei 1 colher de chá de semente de erva doce. Incorporei as claras em neve.
Assei à 180ºC por 45 minutos.



O bolo ficou cremoso, perfeito com café.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

clau disse…
Oi,oi! MUITO apetitosa esta fotinha!E se a gente usa aquele milho de lata cozido no vapor: serà que ai se deveria POR um pouquinho de sal...?
Gosto e me identifico com o blog de vcs. 1° pq curto gastronomia e 2° pq meu marido é sommelier e tem um restaurante e 3°, pq vcs sempre falam da Lapa e ali da Pompèia, dois dos meus lugares "nativos".
Se soubesse como se faz, vcs seriam um dos meus blogs preferidos: parabéns!
Até mais!
Filipa disse…
Nina o bolo está com um aspecto super húmido tal como gosto. Adorei a receita!

Fiquei curiosa em relação ao crème brulée com milho verde...

beijinhos
Marizé disse…
A foto realmente está tentadora, e consegue-se perceber que ficou bem macio.

Bj
Laurinha disse…
Fiquei com vontade....
Beijinhos,
risonha disse…
tomei nota da receita pois acho que deve ser uma delícia.
beijos
Karen disse…
Deve ter ficado muito bom com erva-doce! Preciso testar com as claras em neve, vi algumas preparadas dessa forma, mas estava com preguiça... rs

Beijos!
Isabel (pipoka) disse…
Essa receita conquistou-me...eu nunca usei milho em bolo (só farinha de milho), mas está na hora de fazê-lo.

bjs
Nani disse…
Eu amo milho, este teu blinho está com uma textura tão bonita, deu vontade de comer este pedaço da foto mesmo.rs
Nina estou precisando de sua ajuda, pode me mandar um e-mail(nanidlb@gmail.com)?
Beijos
Fabrícia disse…
Com certeza delicioso...enlouquecida por bolo de milho.
Bjs.
Luciana Macêdo disse…
Adoro bolos para a hora do cafezinho da tarde e também pela manhã, e bolo de milho ainda quente é muito bom, parece pamonha assada (não sei se conhece).
Bjs!
Pitadasdilu disse…
Huuumm, tá parecendo tão fofinho, bem do jeitinho que eu gosto... e que cor linda, bem amarelinho.
Bjos, Lú.
Diogo disse…
"O bolo ficou cremoso, perfeito com café". Com café só? Pfffff, esse bolo fica perfeito até com água de salsicha, água de radiador, querosene, qualquer coisa. Um espetáculo!!!

Bjos
Diogo disse…
Perfeito com café? Esse bolo fica perfeito até com água de salsicha, água de poça, água de radiador, querosene... Um espetáculo!!!

Bjos
Silvia Arruda disse…
Parece dar para sentir o cheirinho desse bolo daqui. Como vc disse, deve ser maravilhoso mesmo com café!
Sylvia disse…
Nao tem nada melhor que bolo de milho para acompanhar o café
Beijos
Isso me fez lembrar o bolo de milho que comemos na Brigadeiro... Hummmmm!
Bjs,
Debora
Luciano Lunkes disse…
legal o teu site nina...também tenho um blog sobre gastronomia
www.concha-de-retalhos.blogspot.com
abraçao
luciano
Débora, lembra sim o bolo de lá! Mas acho que se não usar as claras em neve, fica ainda mais parecido!

Obrigada Luciano!

bjo,
Nina.

Postagens mais visitadas