Bolo de pinhão


Uma aluna minha havia comentado uns dias atrás sobre Bolo de Pinhão. Depois vi uma receita neste blog.




Bolo de pinhão:
(um bolo inglês - 100% = 180g)
44,5% de manteiga derretida e fria
83,4% de ovos
100% de açúcar refinado
0,28% de sal
84% de pinhão cozido, sem casca e processado
pinhões inteiros cozido e sem casca
67% de farinha de trigo
3,4% de fermento químico
8,4% de grappa
Misture tudo, menos os pinhões inteiros.
Coloque metade da massa em forma untada. Disponha os pinhões (empane levemente em farinha de trigo) de forma harmônica. Cubra com mais massa.
Asse à 190ºC.
O bolo morno combinou bem com o frio.

Eu queria daqueles bolos que ficam quase cremosos (tipo Bolo de Macaxeira). A receita que fiz ficou gostosa, mas não ficou como eu queria. Não desistirei!


Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Nani disse…
Este bolo está muito lindo, imagino que o sabor também. Devido a minha falta de tempo ando tão sumida daqui, mas saiba que não esqueço deste teu maravilhoso blog.
Estes dias recebi uma receita de barra de cereal e lembrei da sua, vou ver se faço a sua por estes dias.
Beijos
Anônimo disse…
Nina,que coincidência,não fiz bolo mas fiz hoje sopa de pinhão,que trouxe bem novinho do mercado,e ficou uma delícia,beijo!
Anônimo disse…
Sabe que nunca comi pinhão? deve ser saboroso. lembro-me de uma vez, há muitos anos atrás, que uma professora me apresentou quando era ainda bem pequena :)
Unknown disse…
Eu quero comer pinhão.... acabei de falar isso aqui em casa... :'(

Posso tentar fazer algum bolo também???

Beijão!

Leandro
www.cozinhapequena.combl
Laurinha disse…
Outro dia até comentei com a Laila, que adoro pinhão, mas só de lembrar deles meus dedos começam a doer.... descascá-los dói!!
Mas falar em bolinho, hummmmmm, já me interessei!
Beijinhos,
Janna Joaninha disse…
nhaaammmmm nhammmm :D
Isabel (pipoka) disse…
Esse bolinho tem um aspecto maravilhoso, mas deve ficar bom é com os pinhões brasileiros (que cá não se encontram), pois são maiores. Os portugueses são irmãos dos italianos: pequenos e caríssimos!
Angela Oeiras disse…
Ummm maravilha de bolo... e eu que adoro pinhão... fantástico!
Eli disse…
Que luxo esse bolinho!! Adorei esse uso que ao pinhão.
Silvia Arruda disse…
Eu adoro pinhão. Este bolo deve ser muito gostoso e com um sabor exótico!
Pitadasdilu disse…
Nina, essa fatia de bolo está apetitosa. Eu conheci pinhão aqui no sul, pois acho que lá no Rio não tem... bem eu nunca vi... Agora com esse friozinho já vai começar a aparecer os pinhões no mercado e com certeza vou experimentar tua receita.
Bjos, Lú.
Fabrícia disse…
Nina que maravilha esse bolo. Nossa fiquei querendo provar uma fatia....não ficou como queria mas com certeza divino.
Bjs.
laila radice disse…
hummm talvez se usar uam receita de macaxeira e trocar por pinhoes???? bjs
Hum...sopa de pinhão dedve ser tudo de bom!

Por favor, quem fizer alguma receita de bolo de pinhão diferente da minha, me avise do resultado!!!

O pinhão brasileiro normalmente é usado cozido (com casca) e depois descascado. A textura dele é mais tenra que o pignole.

Ainda vou conseguir acertar a receita!

Laila! Você é um gênio!

bjocas,
N.
Sabrina disse…
Riquei feliz por vôcê ter linkado o pannacotta. Então o meu não ficou cremoso, ficou aqueles bolos secos, mas muito saboroso, gostei da idéia de colocar pinhão inteiro na massa. quand achar uma receita nos avisa.
Beijos
Filipa disse…
Lindo bolo mas assim como a pipoka disse, ele só deve ficar bom com os pinhões brasileiros que são grandes. Os que se vendem aqui em Portugal são muito pequenininhos, não têm nada a ver com esses.
O bolo pode não ter ficado como você queria mas que está lindo lá isso está!

beijinhos
Tai uma coisa que ainda não provei...

Postagens mais visitadas