Gâteau aux dattes

Nem me recordo para qual receita eu havia utilizado tâmara seca. Talvez eu tenha colocado algumas no couscous marroquino. Só sei que fui verificar o que tinha de interessante no congelador e me deparei com um pacotinho de tâmaras secas congeladas.
Para usar todas de uma vez só, recorri aquela receita de Prune Bourbon cake (lógico que substitui as ameixas secas pelas tâmaras).


Gâteau aux dattes:
(um bolo inglês médio - 100% = 100g)
40% de água filtrada
30% de whisky
100% de tâmara seca sem semente
90% de farinha de trigo
2% de fermento químico
0,25% de pimenta caiena
0,5% de sal marinho
50% de semente de girassol
80% de açúcar mascavo
60% de óleo de girassol
50% de ovo de galinha caipira
Macere as tâmaras no whisky por 15 minutos. Una a água e leve ao fogo bem baixo. Cozinhe até que evapore quase todo o líquido. Processe ou coe. Reserve.
Bata o ovo com óleo e mascavo com fouet por 2 minutos. Una a pasta de tâmara. Acrescente os ingredientes secos.
Asse à 190ºC.

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Karina disse…
Que vontade de provar um pedacinho.
Simone Izumi disse…
Chiqueterrimo...eu também fiquei com vontade de provar... um PEDAÇÃO!!!!!!!!!!
bjocas!
si
Mari disse…
Delícia e super fino!
ameixa seca disse…
Super aromático e delicioso :)
K disse…
POR ESSA E OUTRAS QUE DE AGORA EM DIANTE NÃO SAIO MAIS DAQUI
BOM FINAL DE SEMANA
Será que dá certo com damasco seco?!
bjos,
N.

Postagens mais visitadas