Brigadeiro (com Amaretto)
O Brigadeiro é um dos ícones das festas de aniversário infantis. E quando foi criado?
Por uma dessas coincidências da vida, os nossos amigos M. e G. descendem de uma das idealizadoras desta iguaria. Sua tia-bisavó fez parte do grupo que inventou o famoso docinho, batizado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha para presidência contra o General Dutra, em 1945, este doce era um dos recursos, junto com o bordão: "Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro".
"... O leite condensado - naquela época Leite Moça, porque só existia o desta marca - apareceu como uma grande novidade, mas ninguém sabia muito bem o que fazer com aquilo! Pudins, pavês, recheios, doce de leite - todas essas coisas eram feitas com leite, açúcar e gemas, e só mais tarde essa combinação foi substituída pela famosa latinha que hoje todo o mundo usa..."
"... Sua tia-bisavó, que era expert em inventar doces, resolveu então usar o leite condensado com gemas, manteiga e chocolate para criar o famoso docinho - que tinha um recheio de "kiss me", ou recheio de ovos - provavelmente uma receita clássica portuguesa. Fazia-se uma bolinha desse recheio de ovos, que depois era envolta na massa de chocolate, e finalmente passada em chocolate granulado, da marca Kopenhagen (na época)."
(P.G.)

Enquanto não consigo a receita original do recheio (Kiss me), deixo aqui uma versão do Brigadeiro com Amaretto.
Brigadeiro de Amaretto:
(15 unidades - 100% = 197,5g)
100% de leite condensado
3% de manteiga sem sal
20,2% de Amaretto
Amaretti esmigalhado
Leve ao fogo, o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Una o licor Amaretto e continue mexendo até ponto de brigadeiro (abrir caminho). Troque de recipiente e deixe esfriar.
Enrole e passe no biscoito Amaretti esmigalhado. Rende 15 unidades.

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.