O bom e velho brownie
Foi um dos primeiros bolos que fiz na vida (e que deu certo logo de primeira). Quando comecei a me aventurar pela cozinha, as receitas que eu procurava giravam em torno do chocolate: Brigadeiro, Bolo de chocolate, Trufa de chocolate, Torta de chocolate, Pudim de chocolate, Mousse de chocolate e por aí vai...
Acho que eu preferia não ousar, buscava o "paladar fácil" para agradar a maioria. Naquela época (ui, agora me senti quase antiga), o termo Gastronomia nem era utilizado. Essa tal de globalização até que ajudou. E a busca pelos elementos regionais está em alta hoje, junto com os "novos ingredientes", as novas técnicas, o umami... epa, acho que fugi do assunto.
Voltando ao que interessa, ainda não consegui encontrar nenhum artigo sério que provasse a origem do Brownie: americana X inglesa.

Brownie:
(uma assadeira quadrada de 18cm - 100% = 160g)
93,7% de chocolate amargo
62,5% de manteiga sem sal
100% de açúcar mascavo
3,1% de extrato de baunilha
62,5% de ovos de galinha caipira
65,6% de farinha de trigo
0,6% de sal marinho
37,5% de castanhas sem casca picadas (nozes, pistache, macadâmia, avelã, castanha do Brasil, caju, amêndoa, amendoim, pecan ou chocolate branco picado)
Derreta a manteiga no banho-maria. Una o chocolate picado e misture até derreter.
Adicione o açúcar e o extrato. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição.
Una os ingredientes secos (farinha de trigo e nozes).
Disponha sobre forma quadrada de 18cm forrada com papel manteiga. Asse à 190ºC por 30 minutos (ou formar a "casquinha" e firmar nas laterais).
Desenforme e esfrie completamente antes de cortar.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.