La Vecchia Cucina - SPRW 2010
Confesso que o restaurante La Vecchia Cucina nunca chamou a minha atenção. Ao olhar a lista de estabelecimentos participantes do Restaurant Week 2010, achei que seria interessante visitar as casas onde o couvert médio costuma ser mais alto.
O salão do restaurante é amplo e decorado de maneira clássica. O ar condicionado super forte estava reconfortante naquela noite.
Ao invés de servir uma entrada e um prato principal, Sergio Arno propôs um menu degustação com uma entrada, dois principais e uma sobremesa. A ideia me deixou animada.
Entrada: Trio de Ceviche e seus acompanhamentos - servido em temperatura ambiente, com pouca acidez e odor duvidoso fiquei preocupada quanto ao frescor dos peixes.

Pratos principais: Tagliolini com ragù de ossobuco e Entrecôte ao molho curry com purê de banana da terra - a pasta (massa e molho) estava boa, mas o prato poderia ser melhor apresentado, a carne que foi pedida mal passada chegou bem passada (infelizmente, isso é um erro comum em São Paulo, mesmo fora de eventos como este) e o purê estava interessante com um toque de acidez.


Sobremesa: Panacotta com calda de gengibre - confeccionado sem fava de baunilha e a calda parecia ser de manga. Inexpressiva.

A brigada de salão foi atenciosa, mas assim que a casa ficou cheia, a qualidade do serviço despencou. Muitos acenos de clientes e poucos garçons. A conta demorou vinte e cinco minutos para chegar. Algo muito errado.
Não compreendi a participação de pizzarias, fast foods e restaurantes com baixo couvert médio no SPRW 2010. Talvez inexperiência dos organizadores (na sexta temporada?) ou será que alguns (muitos) participantes subestimaram a inteligência (e estômago) do público? Só sei que lendo o menu (sim, eu li um por um) apenas poucas das 200 casas mereciam uma visita. Poucas. Perdi a conta de quantos buffets, Saint Pierre (existem outros peixes além dele e do temível salmão), Salmões (não visitei nenhum restaurante japonês porque todos se limitaram a este peixe congelado) e Pannacottas (conseguiram estragar uma sobremesa tão sublime) vi nos menus. Poucas surpresas.
E me perguntei a razão das minhas visitas aos restaurantes. Ainda tenho esperança de comer bem, ser atendida corretamente e gastar pouco. Uma ilusão? Prefiro acreditar que não.
Postado por Nina Moori.