Raw chocolate
Quando ganhamos esta barra de raw chocolate (chocolate cru) de F. fiquei imaginado qual seria o processo de confecção.
Pelo que pesquisei, o Brasil ainda não produz nenhum exemplar deste tipo de chocolate. Talvez ainda estejamos preocupados com a porcentagem de cacau (quando o mais importante é a qualidade das sementes e manipulação) e com a discussão sobre a quantidade de açúcar adicionada. Em breve (faço pensamento positivo), acredito que começaremos a questionar com mais ênfase a qualidade da gordura e do açúcar utilizados (temos tanta cana de açúcar e ainda não sabemos exigir variedade e qualidade do nosso "açúcar de cada dia"), o alto uso de conservantes, flavorizantes, corantes e espessantes (entre outros "antes") no chocolate.
O raw chocolate é confeccionado com temperatura inferior à 42ºC, sem adição de açúcar de cana, leite ou conservantes químicos. O chocolate da marca que degustamos, a Fine & Draw é orgânico, à base de cacau equatoriano, leva xarope de agave como adoçante (a agave é mais conhecida por fazer parte da composição da Tequila), manteiga de cacau (prensada à frio) e um pouco de óleo de côco.

Flavorizado com lúcuma (fruta comentada aqui e aqui) e fava de baunilha, este chocolate é pouco doce e desmancha rápido com o calor da boca. Acima de tudo, descreveria como uma boa experiência gastronômica.

Postado por Nina Moori.