Queijo cremoso de kefir

Às vezes, fico um pouco cansada com a baixa qualidade de determinados alimentos vendidos neste grande mercado brasileiro. Cream cheese é um deles. O sabor e a textura não são os mesmos há anos. Sinto a presença de algum tipo de goma-espessante no lugar daquela drenagem que concede textura delicada e cremosa naturalmente. E o sabor? Ainda não consegui definir qual é o sabor dos cream cheeses industriais disponíveis. Só sei que é estranho.
Depois que li no La Cucinetta sobre a sua produção caseira de cream cheese percebi que não estou sozinha. Ela também nota as diferenças e explica passo a passo como confecciona o seu cream cheese homemade.
Eu já havia feito um tipo de queijo cremoso com iogurte caseiro através do leite integral. Agora testei com kefir. O resultado?


Fantástico! Ficou super cremoso e com pouco traço da acidez típica do kefir. Acredito que o excesso da acidez tenha depositado no soro drenado.
Testei apenas uma pequena quantidade, fiz kefir como de costume com 800ml de leite integral orgânico. Depois drenei com uma mousseline (um tipo de pano bem fino, próprio para fazer queijo em casa).
Na próxima vez, farei uma quantidade maior para obter queijo cremoso suficiente para um belo Cheesecake (daquele tradicional, assado).
O soro drenado não foi descartado. Congelei para usar em bolos e pães futuramente.
Comemos este queijo cremoso quase-um-cream cheese-caseiro sobre fatias de pão preto (Demeter), polvilhando um pouco de flor de sal. Deve ficar interessante se temperar com um pouco de sal, pimenta moída na hora e ervas frescas.


Postado por Nina Moori.

Postagens mais visitadas