Sequilho de nata (gluten free)

O Twitter aguça o meu estômago. As minhas papilas gustativas ficam enviando as informações para o estômago. Mas a verdade é que na maioria das vezes, só leio aquelas mensagens instantâneas e fico imagino o aroma, o sabor e a textura.
Em uma dessas twitadas, surgiu o tema Biscoitos que se perderam ao longo do tempo. Nem me recordo quem é que mencionou os Biscoitos de nata, só sei que a ideia ficou armazenada no meu cérebro (ou seria na minha memória gustativa?).
Semana passada, o Sandro do Um Litro de Letras me enviou três receitas de Biscoitos de nata. As receitas vieram de um caderno antigo (cerca de 1965) de sua sogra.



Sequilhos de nata - receita de Dona V., sogra do Sandro (gluten free):
(10 porções - 100% = 315g)
41,2% de nata
2,3% de manteiga sem sal
47,6% de açúcar
0,6% de sal marinho
15,8% de ovo de galinha caipira
1,5% de fermento químico sem glúten
100% de amido de milho
Misture a nata com a manteiga. Acrescente o açúcar e bata até obter um composto homogêneo. Una o ovo, sal e fermento e bata para incorporar. Una o amido de milho, aos poucos, trabalhando com espátula. Quando a massa ficar mais densa, comece a trabalhar com as mãos higienizadas. Modele (fiz pequenas bolinhas) e disponha em placa com papel manteiga.
Asse à 180ºC por 18-20 minutos ou dourar levemente a base dos sequilhos.
P.S. Estas medidas referem-se à metade da receita original. Também diminui um pouco a quantidade de açúcar. Testarei futuramente esta receita substituindo o amido de milho pena fécula de batata.


Não sei se estes Sequilhos de nata ficaram parecidos com os originais, mas gostei do resultado: desfazem na boca...
Ao provar o biscoito, meu pai disse que tinha gosto de antigamente.

No início da semana, recebi um e-mail da Leila Zandoná do Delishville sem gluten que tratava da campanha de conscientização sobre a DC (Doença Celíaca). Hoje, dia 15 de maio é Dia do celíaco e alguns blogs participam desta campanha postando uma receita gluten free (sem glúten).
Para maiores informações sobre a Doença celíaca, acesse o site da ACELBRAS.
Quando estava confeccionando estes Sequilhos de nata percebi que não continha glúten na fórmula. Aproveitei para dar a nossa contribuição!

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Postagens mais visitadas