Esplanade Ristorante - Desenzano del Garda

Depois de um primeiro tropeço na tentativa de jantar bem na Itália tínhamos uma aposta segura. Mais uma vez recorrendo à dica de um amigo que afirma que "quanto menor o número de estrelas Michelin de um restaurante, menor a possibilidade do comensal se decepcionar".


Ao contrário do Mod 05, onde começamos bem, no Esplanade, o início foi um tanto confuso na localização da reserva (solicitado duas vezes e com um mês de antecedência). Uma vez acomodados, o maître - que depois descobrimos se tratar do proprietário do restaurante - tinha um comportamento um tanto "estranho", com alguns comentários equivocados quanto aos vinhos e distribuindo "tapinhas" nas costas (afago dispensado a maioria das mesas). Identificado o ponto crítico, sempre nos dirigíamos aos jovens sommeliers, estes sim com tratamento impecável e informalidade na medida, além de um ótimo serviço de vinho.
Taças avinadas e servidas com um Barbaresco 1998 de Giacosa, mais a chegada da entrada do menu degustação, o cenário começou a mudar.


antipasto

Millefoglie di carciofi cotti e crudi con scampi arrostiti e crema di acciughe dolci

Coniglio marinato con animella croccante e il suo brodetto profumato al Bergamotto

Gnocchi di zucca con fegato grasso d’oca, radicchio tardivo e nocciole tostate

Triglia farcita del suo fegatino con calamaretti spillo ripieni di cipolle fundenti e crema di cannellini

Sella di capriolo all’amarone con zucca e cavolo rosso stufato

Piccola pasticceria

Strudel di zucca, mele e frutta secca con gelato al coriandolo e crema al Vin Santo

Biscotto ai pinoli con morbido al torrone, crema ai pistacchi di Bronte, polvere di caffè e kunquat glassati

Os pratos conseguiram apagar os deslizes iniciais, ótimos ingredientes com preparação detalhista. Mesmo a triglia, que não simpatizo muito, estava excelente, muito fresca e sem notas acentuadas de iodo. A predominância é de uma cozinha de estilo tradicional com toques de ousadia em medida justa, além da leveza na apresentação. Ao final, o maître  foi simpático, conversamos sobre "brasilidades" e descobrimos que alguns vinhos de safras mais antigas (e não necessariamente caros) não constam na carta. Basta conversar um pouco antes.


Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Ray disse…
Ola,

Adorei seus post Marcel cheguei a pensar que vc não ia mas escrever no blog.
Sou fã da maneira linear que vc escreve; Técnica, objetividade e consistência.
Ray

Postagens mais visitadas