Bolo de pinhão II - a missão


No começo do mês, eu havia feito um bolo de pinhão. Ficou gostoso, mas não tinha a textura que eu queria.
Andei pesquisando e não encontrava nenhuma receita do bolo de pinhão que eu tinha em mente. Até que a Laila sugeriu usar uma receita de bolo de mandioca (aipim, macaxeira).
A receita que segue foi baseada no Bolo de mandioca e coco, com substituições.

Bolo de pinhão cremoso:
(um bolo inglês pequeno - 100% = 193g)
100% de pinhão cozido sem casca
28,5% de leite integral
26% de açúcar refinado
10,3% de manteiga derretida
0,5% de sal
0,5% de fermento químico
26% de ovo
Processe o pinhão ainda quente (caso endureça, passe em água fervente) com o leite, manteiga e sal. Acrescente o açúcar. Amorne a mistura e una o ovo e fermento.
Coloque em forma retangular pequena (ou bolo inglês) untada com manteiga e polvilhada com açúcar cristal.
Asse à 160ºC por 35 minutos.
Amorne e desenforme.

Iupiii!!! Ficou cremoso e pouco doce! Como eu queria!

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Unknown disse…
Nina, acho que não adianta só passar no seu blog tb irei ai para experimentar essa delicia hehehe
Já que marido acha que pinhão é biocombustível e só fiquei a comer na forma tradicional.
Bjs
Laurinha disse…
revisitado... ficou lindão hein!
Beijinhos,
Nossa!!! Que bom achar uma receita de bolo de pinhão! Minha sogra queria muito uma receita, pois comemos um bolo maravilhoso lá em Campos do Jordão, mas fizemos tb duas receitas e achamos secas demais! Pedi a receita para algumas blogueiras portuguesas, pois sei que o bolo de pinhão é original de lá, só não sei a região e é feito c/ os pinhões brancos portugueses! Vou tentar fazer esta! abraços
laila radice disse…
incrivel!!! nao sie como não vi ants, ams adorei! amanah é dia de varejão vou procurar os pinhoes!!!bjs
Marcia disse…
Ficou lindo! A textura deve ser incrível... Bj

Postagens mais visitadas