Rustichella d'Abruzzo

Já havia experimentado o penne desta marca aqui (com Bottarga e flor de sal de Camargue).
Na última terça-feira, degustei no restaurante La Tambouille (Avenida Nove de Julho, 5.925 - Itaim Bibi), pratos confeccionados com pastas Rustichella d'Abruzzo (preparados pelo chef Giancarlo Bolla) harmonizados com vinhos da World Wine.
Gianluigi Peduzzi, o dono da marca, fez uma apresentação sobre a confecção artesanal destas pastas produzidas por sua família desde 1924 (a utilização da semolina de trigo durum, água pura da montanha, a trefilagem em bronze e a secagem em temperatura mais baixa).
A semolina de trigo durum é resultado da moagem da parte central do grão do trigo. Possui coloração mais amarelada, mais proteína, sabor mais concentrado e textura mais rígida. A trefilagem em bronze, ao invés do teflon, utilizado nas grandes indústrias, faz com que as pastas tenham granulação especial, com melhor textura para aderir aos molhos. A secagem em temperatura mais baixa preserva o sabor do trigo (uma alta temperatura faria com que os açúcares da pasta caramelizassem e escurecessem, alterando o sabor original da semolina).


Carpaccio ao Grana Padano com saladinha Bolla - harmonizado com Centine rosé Castello Banfi

Penne integrale ao molho Amalfitano de tomate cereja, oliva preta e mini lula - harmonizado com Pecorino "Casale Vecchio" IGT 2007 Vini Farnese

Linguine al nero di seppia ao molho de queijo Fontina com camarões - harmonizado com Pecorino "Casale Vecchio" IGT 2007 Vini Farnese

Conchiglione ao recheio de cogumelos e palmito pupunha - harmonizado com Edizione n.8 Vini Farnese

Spaguetti com brasato de vitela de leite - harmonizado com Edizione n.8 Vini Farnese

Pudim de pêra e Torta de chocolate


As pastas que se destacaram foram o Penne Integrale (ótima textura e sabor) e o Linguine al nero di seppia (tinha realmente aroma de tinta de lula).

Postado por Nina Moori.

Postagens mais visitadas