Melon Pan (Meronpan)

Folhear antigos livros e revistas é um dos meus passatempos preferidos. Observando uma revista japonesa dos anos noventa, me deparei com o Melon Pan, um pão doce aromatizado com essência de melão e coberto por uma camada crocante e açucarada.
Pesquisei sobre a essência de melão no Brasil e só encontrei um produtor que comercializava em quantidade industrial e outro para uso não alimentício (velas perfumadas). Lembro de desabafar no twitter sobre a minha desventura com a tal essência.
Um dia chego em casa e encontro um sedex enviado pela Marisa Ono (a mesma do alho negro). Ao abrir a caixa: um vidrinho de essência de melão japonesa. Iupi!


Meronpan (Melon pan):
(para 9 pãezinhos - 100% = 200g)
100% de farinha de trigo
7,5% de leite em pó
18% de açúcar orgânico claro
2% de fermento biológico seco
12,5% de ovo orgânico
1% de sal marinho
10% de manteiga sem sal temp. amb.
1% de essência de melão
(cobertura)
20% de manteiga sem sal temp. amb.
25% de açúcar orgânico claro
12,5% de ovo orgânico
60% de farinha de trigo
1% de fermento químico
2,5% de essência de melão
Pão: Misture a farinha de trigo, leite em pó, açúcar e fermento. Una o ovo ligeiramente batido. Agregue a manteiga. Trabalhe a massa e adicione o sal e a essência de melão. A massa ficará lisa e elástica. Cubra e deixe crescer por 40-50 minutos.
Faça um rolo com a massa, divida em 9-10 unidades e boleie. Cubra e deixe repousar por 15 minutos.
Cobertura crocante: Bata a manteiga com açúcar. Una o ovo, a essência de melão e misture para incorporar. Adicione a farinha e o fermento. Faça um rolo com a massa e divida em 9-10 partes. Boleie, cubra e gele por 20 minutos.
Abra em discos de 10cm de diâmetro e cubra aos pães (deixe o fundo descoberto para o pão poder crescer). Passe a parte com a cobertura no açúcar orgânico claro ou cristal.
Disponha em placa com silpat ou papel manteiga. Corte com bisturi para pão.
Cubra e deixe crescer por 30 minutos.
Asse à 180ºC por 25 minutos. Esfrie sobre grade.


Estava tão ansiosa com o resultado que experimentei o Melon Pan ainda quente. A cobertura crocante ficou menos doce que imaginava.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Nane Cabral disse…
Muito interessante, nunca tinha visto. Fiquei curiosa... Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
Beta disse…
Oi Nina estou te seguindo a um certo tempo mas acho que nunca comentei, mas hoje não resisti.
Eu morei no Japão e ao ver sua foto me deu uma saudade... e o seu melon pan ficou igualzinho, normalmente eu recebia um melon pan de lanche , na fabrica em que trabalhava, era igual a este só que tinha uns 15cm de diâmetro( bem grande) outra coisa interessante é que nas máquinas de café havia a opção de tomar leite cremoso com sabor de melão e você pode escolher se quer gelado ou quente, o gelado é bom mas o quente é um pouco estranho para nós brasileiros...
Adorei ver essa receita.
Um Abraço
Marisa Ono disse…
Esse óleo de melão não é incrível? Pena que ninguém ainda resolveu importa-lo...
Oi Beta, o engraçado é que estava com vontade de comer uma coisa que nem conhecia. Gostei do resultado, mas não tenho como comparar com os do Japão.
Por que não tenta fazer em casa? Depois conte-me se ficou parecido com o que comia na fábrica.

Marisa, muito boa a essência. Quem sabe um dia alguém se interesse em importar...

bjos,
N.
Anônimo disse…
Nane Cabral você é uma chata de galocha. Em quantos blogs entra por dia para comentar e deixar o link para promover o seu espaço que por sinal é ruim?

Elaine

Postagens mais visitadas