Como fazer fermento natural de keffir

O John e o Pierre estão muito bem. Sobreviveram perfeitamente à desidratação e ao último verão. Já o Severino foi "assassinado" pela pessoa responsável por realimentá-lo durante as minhas férias - aprendi da forma mais cruel que não devo deixar as minhas "crias" por aí.
Os pães rústicos (fermentação natural) foram produzidos em menor escala em casa no verão. O calor no último trimestre fazia os fermentos crescerem mais rápido que o normal e consequentemente os pães cresciam com maior velocidade e desenvolviam menos aromas característicos.
Estes últimos dias amanheceram nublados e acho que a garoa ajudará a diminuir ainda mais a temperatura. Clima perfeito para começar um novo fermento natural.
O ingrediente da vez é o keffir. Comecei ontem misturando dez gramas de farinha de trigo integral, quarenta gramas de farinha de glúten,vinte e cinco mililitros de keffir e vinte e cinco mililitros de água filtrada. Polvilhei com um pouco de farinha de trigo, cobri com filme plástico, fiz alguns furinhos e deixei repousar. Depois de 4-5 dias realimentarei com farinha de trigo e água filtrada.

foto do fermento natural de keffir - dia 2

Este fermento natural ainda não tem nome. Sugere algum?

Postado por Nina Moori.

Postagens mais visitadas