A Pizza-Torta da minha avó

Já sentiu vontade de comer alguma coisa que a sua avó preparava quando você ainda era criança?
Eu sinto esta vontade constantemente.
Poderia fazer uma enorme lista de pratos da minha infância: sukiyaki, tirinabe, inarizushi, iwashi no suzukê, salada de harusamê, sopa de macarrão, granita de acerola, vaca preta, sardinha na brasa, pão de torresmo na chapa com queijo meia cura derretido, charuto de repolho, macarronada caipira, gelatina com creme, bolo molhado de coco, manjar branco, paçoca, lula desidratada, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e ... a  pizza-torta da minha avó.


Lembro que minha avó paterna preparava uma pizza de massa grossa e crocante coberta apenas com queijo mussarela, rodelas de tomate e cebola. A seguir, uma versão da saudosa pizza-torta.

Pizza-torta da minha avó:
(uma forma média - 100% = 300g)
100% de farinha de trigo
16,7% de amido de milho
2,7% de sal marinho
5% de fermento químico
16,7% de azeite
66,7% de água filtrada
Peneire os ingredientes secos. Una o azeite. Acrescente a água, aos poucos, trabalhando a massa rapidamente com as mãos até ficar homogênea.
Abra a massa em uma forma retangular média untada e polvilhada com fubá. Fure a massa com um garfo, deixando borda de 1,5cm.
Asse à 180ºC por 30-40 minutos ou dourar levemente.
Espalhe 1 xícara de molho de tomate caseiro firme sobre a massa. Distribua a cobertura (usei um pouco de queijo meia cura, shimeji salteado, tomate sweet grape e orégano seco). Regue com azeite e volte ao forno para derreter o queijo.


Se prefere trabalhar com xícaras e colheres medidoras, entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Muito legal...essa receita é bem no estilo da Sardenaira, que tambem recebe o nome de Pizza all´andrea. Vocês devem ter provado no Zena. Por cima vai tomate, cebola, alice, alcaparra, azeitona e orégano. É uma receita típica de San Remo na Ligúria. Nada como uma comida "que abraça" como diria o Benny.

Bjs,
Carlos
Luciana Betenson disse…
Nina, aqui em casa está no forno neste minuto uma torta-pizza (eu chamo ao contrário!) com farinha integral. Vai ser nosso jantar. Seu 'recheio' ficou lindíssimo. Bjs!
EM! disse…
nossa deu saudade..minha avo fazia uma de sardinha...a massa levava batata. ja tentei reproduzir mais acho que so conseguirei qdo tambem tiver lá meus 70-80 anos.
bj
Carlos, na próxima vez experimentarei a Sardenaira!

Luciana, boa ideia. Na próxima farei integral.

EM, com batata? Era massa fermentada ou com fermento químico?

bjos,
N.
EM! disse…
Nina era com fermento pois era eu quem ia na padaria com uma moeda de 0,50 cruzeiros comprar o fermento.
bj
EM, já comprei cerveja para fazer o pão de calabresa com a minha receita de pizza!

bjo,
N.

Postagens mais visitadas